janeiro 10 2022 3Comentários

Tomadas USB, vale a pena investir?

Tomadas USB ganharam evidência pela praticidade em tempos onde o USB carrega os mais diversos dispositivos. Contudo, será que vale a pena substituir tomadas convencionais pelas tomadas USB?


Qual a diferença?

As tomadas padrão brasileiro 3 pinos atendem aparelhos até 2200W para tomadas de 10A e 4400W para 20A. Já as tomadas USB tem acesso a apenas 5W. No mercado é possível encontrar tomadas com uma entrada USB, duas entradas, e também com duas entradas + entrada de tomada convencional. As opções são diversas e chamam a atenção dos usuários de tecnologia.

Quando se usa um aparelho que conecta na tomada com cabo USB, este tem na ponta um pequeno transformador que transforma a voltagem de 220V para 5V a 10V, e transmite corrente entre 1A e 3A. Assim transmite-se a potência necessária para carregar o aparelho atuais de forma rápida e eficiente. A tomada USB substitui esse transformador, mas limita a voltagem para 5V e corrente de 1A, transferindo a potência de 5W.

Mas e aí, vale ou não?

Pela praticidade pode até parecer que sim, pois você precisa apenas do cabo com USB sem precisar do carregador em si. Mas quando falamos de custo benefício, a visão é diferente. Quando falamos de preço, o valor de uma tomada USB pode ser até 3 vezes maior do que o de uma tomada comum.

Um dos principais chamarizes é o carregamento de celulares, porém, nesse tópico as tomadas USB podem não ser tão boas. Os celulares mais atuais já exigem 20W a 30W para uma recarga de 50% em poucos minutos. Isso indica que você consegue recarregar a bateria em pouco tempo, sem precisar ficar do lado da tomada por um grande período. Como a tomada USB fornece 5W, isso faz com que o tempo de recarga do aparelho seja muito maior. Nesse quesito, o custo de compra e instalação se tornam caros para a entrega se comparada às convencionais.

Outro ponto importante é que os smartphones desde 2018 já estão utilizando o plug tipo C, um modelo novo de conector, por este permitir uma corrente maior e maior velocidade de transferência de dados. Ou seja, a tomada USB se torna inútil nestes casos. Além disso, existem carregadores inteligentes, que se conectam ao aparelho e utilizam de Inteligência Artificial. Esta faz a análise de uso do celular para recarregar o celular com uma carga variável a fim de aumentar a vida útil da bateria.

Falando um pouco mais sobre carregamento de celular, existem também aparelhos que recarregam por indução, também chamado de carregamento sem fio. Neste modelo, a potência do carregador também influencia, pois carregadores de 20W são mais fornecem mais energia que os de 5W.

Então quais as melhores opções?

A principal intenção nas instalações de Tomadas USB é o carregamento de dispositivos móveis. Para carregar mais de um dispositivo por vez, se ainda em construção, vale solicitar a instalações de mais pontos de tomada na casa ou apartamento. Caso seja em imóveis já prontos, torres de tomada são boas soluções para mais entradas no mesmo lugar.

Sabemos que cada vez mais não só dispositivos móveis, como eletrônicos em geral, fazem parte da rotina. No entanto, a análise no custo benefício é importante visto que as entradas USB ainda não acompanharam a evolução da demanda de voltagem. Já existe na Europa modelos de tomada do tipo C, novo padrão de plug, que poderão fornecer mais potência ao recarregar os aparelhos.

E se eu ainda quiser ter uma tomada USB?

Analisado os prós e contras, segue querendo sua tomada USB? Como dito, existem diversos modelos nas lojas, e você pode escolher conforme sua demanda. Mas, mesmo com as prontas, tem quem prefira fazer tomadas USB caseiras. CUIDADO!

USB caseiras e seus riscos

É comum encontrarmos na internet quem faça esse tipo de instalação de forma caseira. Os riscos de uma instalação não profissional são gigantes, entre eles estão:

  • Curto circuito na instalação
  • Superaquecimento de cabos
  • Superaquecimento do ponto de instalação
  • Derretimento de cabos e componentes
  • Perda parcial ou total dos aparelhos utilizados
  • Envio de carga mesmo quando a bateria está totalmente carregada
  • Gasto energético desnecessário
  • Perda de garantia dos aparelhos por uso indevido
  • Riscos de choques elétricos
  • Riscos de queimaduras

Fonte: Mundo da Elétrica

Tanto as tomadas modulares quanto as embutidas seguem os padrões da NBR 14136. Já as instalações, são redigidas pela Norma Regulamentadora NBR 5410, para garantir que os cabos estejam devidamente isolados.

Com isso, é clara a importância de profissionais da área fazerem a instalação, seja qual for o tipo de tomada.

Cuidado com a Pirataria!

Para finalizar, é importante sempre ressaltar: Compre uma tomada de qualidade e de marca confiável.

Independentemente do tipo de tomada, escolha marcas de qualidade. Pesquise e busque indicações. É comum quem compre tomadas piratas, que além de não possuírem a mesma qualidade, pode prejudicar o seu aparelho, permitir acesso de hackers aos dados do aparelho ou até mesmo dar algum curto circuito.

Analise tanto o custo benefício da instalação, quanto a qualidade do produto que será colocado.

________

Gostaram do artigo? Ficaram com alguma dúvida? Entre em contato pelos comentários. Adoraremos ajudar.

Até a próxima!

vitor

3 comments

  1. Estão de parabéns !!!! Abordaram o tema de modo técnico que merece pois a maioria das acha que Plug Usb é tudo igual mas não é ! Vcs alertaram até dos riscos de usar plug usb que nao atendem aos padrões de seus dispositivos. Sempre compre tomadas originais para seus dispositivos e mantenham a qualidade e vida util deles.

    Responder
  2. Boa noite!
    Em Araranguá/SC vocês não atuam?

    Responder
    1. Bom Dia,

      Atuamos apenas em Tubarão/SC

      Responder

Envie um comentário